quarta-feira, 28 de outubro de 2015


A Cidade e o Urbano

A página da disciplina "A cidade e o urbano", Departamento de Geografia - Universidade de São Paulo, Profº. Ricardo Mendes Antas Jr. pode ser consultada para uma maior compreensão critica da cidade a partir da Geografia Urbana, da História e de outras ciências sociais e urbanas. https://cidadeeurbano.wordpress.com/

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Os trabalhadores do lixo de Déli


Galeria de fotografias publicada na Folha de São Paulo traz um pouco da desumana realidade dos catadores de lixo de Nova Déli, uma das formas mais escancaradas da desigualdade social do país.

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/30866-catadores-de-lixo-na-ndia#foto-461924

O metrô de Nova Déli

A inauguração e expansão do metrô na cidade de Nova Déli, nos anos 2000, aconteceu em uma velocidade de dar inveja a qualquer metrópole, especialmente à metrópole paulista, onde a expansão do metrô avança, quando não para, a passos de tartaruga!!!

Reproduzo a página de um blog interessante sobre o tema. O mesmo está disponível no endereço http://metrodorio.blogspot.com.br/2010/08/metro-de-nova-deli.html

Metrô de Nova Déli

Tem a ver com o último post. Vamos falar um pouquinho do metrô em Nova Déli, a capital da Índia.

O metrô é muito novo e entrou em operação em 24 de Dezembro de 2002, com a inauguração da Linha Vermelha. As obras, que totalizam 6,5 bilhões de dólares não pararam por aí. A expansão veio logo. A Linha Amarela foi inaugurada em 2004, seguida pela primeira parte da Linha Azul em 2005.

Este ano, a segunda parte da Linha Azul foi inaugurada, junto com a Linha Verde. O crescimento foi espantoso e a chamada Fase 1 do Metrô foi concluída. Até o final do ano será inaugurada a chamada Fase 2 do Metrô.

O governo indiano tem como meta inaugurar a Fase 3 em 2015. Serão mais 112 quilômetros de linhas. A Fase 4 com mais 120 quilômetros está prevista para 2020.

Nova Déli tem o metrô mais moderno do mundo. Como vimos no últimopost, ele é limpo, rápido, pontual e de última geração. O custo da passagem unitária é de US$ 0,18 ou 8 Rúpias.

Número de estações em operação ano a ano:2001: 0
2002: 21
2003: 21
2004: 36
2005: 78
2006: 78
2007: 78
2008: 78
2009: 78
2010: 97*
2010: 142**

Nova Deli

História, população, economia e planejamento


Características físicas 

Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli forma uma pequena parte da área metropolitana de Deli,[19] e se localiza naplanície Indo-Gangética, motivo pelo qual existem poucas alterações na altitude da cidade. Nova Deli e as áreas que a circundam fizeram parte da Cordilheira de Aravali, porém atualmente restou apenas o Desfiladeiro de Deli. A cidade também se localiza nas redondezas dorio Yamuna, e sente os efeitos de suas cheias. A leste do rio está a região urbana de Shahdara. Nova Deli se localiza na zona sísmica IV, o que significa que está suscetível a grandes terremotos.[20]
Nova Deli e a região ao seu redor apresenta um clima acentuadamente continental, devido à sua distância do litoral e das cadeias de montanha próximas. As temperaturas variam de 40 graus Celsius, durante o verão, a cerca de 4 graus durante o inverno.[21] Deli possui um clima semi-árido, com grandes variações entre as temperaturas em cada estação. Os verões são longos, do início de abril a outubro, com a estação das monções no meio; enquanto os invernos começam em novembro e têm o seu auge em janeiro. A média de temperatura anual é de 25 °C; as médias mensais variam de 14 a 33 °C.[22] A média anual de pluviosidade é de cerca de 714 mm, na maior parte ocorridas justamente durante as monções de julho e agosto.[23] 

História

Existiram oito cidades designadas Deli, contíguas ou não, desde a primeira chamada Indraprashta, até à actual Deli.

No século XII foi capturada por Kutb-ud-Din, que a tornou capital do estado muçulmano em 1206. Mais tarde foi saqueada e, em 1526, caiu em poder do mongol Baber. Morto Aurangzeb, em 1707, o império iniciou o seu declínio, sendo a cidade saqueada pelos persas.


Em 1803 passa para a posse dos ingleses, mas foi governada por imperadores, sob a custódia da Companhia das Índias Orientais, até 1857, quando ocorreu a célebre Revolta dos Sipaios, com a captura e deposição do último imperador mongol.
Calcutá foi a capital da Índia até dezembro de 1911, durante o Raj britânico. Deli, no entanto, serviu como centro político e financeiro de diversos impérios da Índia antiga e medieval, especialmente do Império Mogol, que fez parte da Região do Panjabe de 1799 a 1849. No início do século XX, uma proposta foi feita à administração britânica para mudar a capital para Deli; ao contrário de Calcutá, que se localiza na costa oriental da Índia, Deli localiza-se no norte do país, e o governo da Índia Britânica decidiu que seria mais fácil administrar o extenso território a partir de lá. O rei George V, então Imperador da Índia, anunciou oficialmente a alteração da capital do Raj.[17]
Nova Deli foi projetada ao sul da Cidade Antiga, construída pelo imperador mogol Shah Jahan. A cidade situa-se diante do sítio de sete antigas cidades, e inclui inúmeros monumentos históricos, como o Yantra Mandir e os Jardins de Lodhi.
Muito de Nova Deli foi projetada pelo empreiteiro local, Sir Sobha Singh, e pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens; até os dias de hoje uma região da cidade é chamada de "Lutyens' Delhi" ("Deli de Lutyens"). A área administrativa central da cidade foi projetada como um testamento às pretensões imperiais britânicas; no coração da cidade estava o imponenete Rashtrapati Bhawan (conhecido então como Casa do Vice-Rei), sediado sobre o Monte Raisina. O Rajpath, também conhecido comoKing's Way ("Caminho do Rei"), estendia-se do Portão da Índia ao Rashtrapati Bhawan, em cujos flancos situa-se o Edifício do Secretariado, que abriga diversos ministérios do governo indiano. A Casa do Parlamento, projetada por Herbert Baker, localiza-se na Sansad Marg, rua que segue paralela ao Rajpath.
Após a independência da Índia, em 1947, uma autonomia limitada foi conferida a Nova Deli, que passou a ser administrada pro um Comissário-Chefe, nomeado pelo governo indiano. Em 1956 Deli foi convertida num Território da União, e o comissário eventualmente foi substituído por um Tenente-Governador. A Constituição da Índia, em sua sexagésima-nona emenda, de 1991, declarou que o Território da União de Deli passaria a ser conhecido formalmente como Capital do Território Nacional de Deli.[18] Um sistema de diarquia foi introduzido, através do qual o governo eleito recebia amplos poderes, com a exceção lei e da ordem, que permaneciam prerrogativas do governo central. A atual legislação foi implementada em 1993.
Palácio presidencial, o Rashtrapati Bhavan
Os monumentos mais importantes são, além do palácio Rashtrapati Bhawan, construído em arenito e mármore, que serve como residência oficial do presidente, o Arco Comemorativo da Primeira Guerra Mundial, construído em 1921, e os Templos Religiosos de Balmiki e Lakshminarayan, que foram frequentados por Mahatma Gandhi. Na cidade velha, em frente ao rio, levanta-se o Forte Vermelho, que rodeia um palácio mongol do século XVII. Na margem do Jumna também encontra-seRajghat Samadhi, onde foi incinerado o corpo de Gandhi. De grande interesse existe também a Grande Mesquita, doséculo XVII, e a Mesquita Moti Masjid, construída por Aurangzeb.

Demografia

Templo de Akshardham, célebretemplo hindu em Nova Deli..[33]
Em 2001, Nova Deli tinha uma população de 295.000 habitantes, enquanto o Território da Capital Nacional de Délhi (NCT) tinha uma população de 9,81 milhões de habitantes.,[34] o que fazia dela a segunda área metropolitana da Índia em população, atrás apenas deBombaim.[35] Existiam 925 mulheres para cada 1000 homens no NCT, e a taxa de alfabetização é de 81.67%.[36]
hinduísmo é a religião de 82% da população de Deli, da qual Nova Deli é apenas uma parte. Existem também grandes comunidades de muçulmanos (11.7%), sikhs (4.0%), jainistas (1.1%) e cristãos (0.9%) em Deli.[37] Outras minorias incluem os parsesbudistas ejudeus.[38]
hindi é o principal idioma (oral e escrito) da cidade. Outras línguas comumente faladas são o inglês, o panjabi e o urduGrupos linguísticos de todas as regiões do país estão bem representados na cidade; entre eles o maithiliharyanvicanarêstelugubengali,marata e tâmil.

Estrutura urbana

Mapa de ruas de Nova Deli
Boa parte de Nova Deli foi projetada por Edwin Lutyens, um dos principais arquitetos britânicos do século XX, e recebeu até mesmo o nome de "Lutyens' Delhi". Lutyens distribuiu a área administrativa da cidade em torno de duas esplanadas, chamadas Rajpath ("Caminho do Rei") e Janpath ("Caminho da Rainha"). O Rajpath se estende do palácio de Rashtrapati Bhavan até o Portão da Índia, enquanto oJanpath se inicia no Connaught Circus, cruzando outra importante via, o Shantipath, em ângulos retos. 19 embaixadas estrangeiras estão localizadas no Shantipath ("Caminho da Paz"), o que faz dele o maior enclave diplomático no país.[26]
No coração da cidade se encontra o imponente palácio de Rashtrapati Bhavan, antiga residência do Vice-Rei. Nas proximidades está o Secretariado, sede de diversos ministérios do Governo da Índia. O Edifício do Parlamento se localiza no Sansad Marg, via paralela aoRajpath. A Connaught Place é uma grande área circular, comercial, em Nova Deli, modelada a partir do Royal Crescent, na Inglaterra; doze ruas separadas saem do anel externo da Connaught Place, um deles o Janpath.

Transporte

Estação do Metrô de Délhi
Como uma cidade planejada, Nova Deli tem diversas estradas arteriais, muitas das quais assumiram um status icônico, como o Rajpath,Janpath e a Akbar Road. Em 2005 o número de veículos privados era responsável por 30% do total da demanda por transporte na área metropolitana de Nova Deli.[27] Este número, no entanto, pode ser ainda maior, já que o serviço de ônibus é restrito em diversas partes da capital, por motivos de segurança. A construção e manutenção de ruas e vias urbanas é responsabilidade primária do Departamento de Engenharia Civil.[28] O metrô é um aspecto comum por toda a Nova Deli; em 2008 existiam 15 estações em funcionamento.[29] Em 1971, a responsabilidade administrativa da Delhi Transport Corporation (DTC, "Corporação de Transportes de Deli") foi transferida daCorporação Municipal de Deli (NDMC) para o Governo da Índia; em 2007 existiam 2700 pontos de ônibus na cidade, dos quais 200 haviam sido construídos e eram mantidos pela NMDC, e o resto pela DTC.[30]
Metrô de Deli, construído e operado pela companhia Delhi Metro Rail Corporation (DMRC), liga a cidade com o resto da metrópole deDeli. Através de um acordo com a NDMC, a DMRC pode adquirir terra para a construção de trilhos e estações do metrô dentro da cidade, sem quaisquer implicações financeiras.[31] A NDMC também construiu complexos de estacionamentos, com diversos andares, em colaboração com a DMRC, em diversas estações de metrô por toda a cidade, de modo a aumentar o número de vagas.[32]

Economia

Porta da Índia, em Nova Deli
Nova Deli é o centro de governo e de administração. As duas cidades, Velha Deli e Nova Deli funcionam como uma só cidade. A capital está ligada por via férrea e avião com BombaimCalcutá e Madras. O seu sector industrial resume-se a uma indústria ligeira variada, onde se destaca a têxtil, que produz artigos de algodão, tecidos e telas. A produção de jóias e a imprensa também são significativas. Perto da cidade existem diversas instituições educativas de carácter superior e muitas delas correspondem a centros de investigação científica.

Turismo

Uma das cidades mais antigas do mundo e palco de manifestações culturais ao longo da história, Nova Deli conserva centenas de monumentos. A zona histórica de Velha Deli possui várias mesquitas e fortalezas, sendo cercada por uma muralha antiga. Além de monumentos históricos, Nova Deli também é a sede prédios do governo indiano.

Os fragmentos que compuseram todo o texto acima foram retirados do canal Wikipedia. O texto integral é encontrado no seguinte endereço:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Deli